Entrevista a los que empiezan : las ilusiones de quienes quieren llegar muy lejos

tauromaquianaturales.blogspot.com
Aqui pode ficar a conhecer e saber mais sobre o cavaleiro Mateus Prieto. Onde vai, onde foi, como correu...
Aquele que é um dos nomes a referenciar na temporada 2009 vai assim termina la no festival em Évora no
dia 31 de Outubro. Logo na semana seguinte a corrida iremos fazer um balanço da temporada!
Tal como é do conhecimento geral, a Arena D'Évora, receberá no próximo dia 31 de Outubro um festival taurino de beneficência a favor das Cáritas.
Desta forma, o Toureio.com pode avançar em primeira mão que o cartel do espectáculo que encerra a temporada 2009 no taurodromo eborense é constituído por Francisco Núncio, Tomás Pinto, João Soller Garcia, Francisco Zenkl, Manuel Vacas de Carvalho e Mateus Prieto.
Neste espectáculo que terá inicio pelas 17 horas lidar-se-ão novilhos touros de Manuel Coimbra, Murteira Grave, Rio Frio, Passanha, Pégoras, Canas Vigouraux, que serão pegados por o Grupo de Forcados "EBORENSES" (Forcados de vários grupos naturais de Évora).
Será um espectáculo a não perder, onde a empresa de Carlos Pegado anuncia preços de 10 e 15 euros. Vá mostrar que a festa é solidária.
José Luís Sommer d’Andrade teve uma lide pouco meritória para os seus pergaminhos; a idade não perdoa, e sabemos que por vezes além “de saber” temos “que poder” e foi isso que faltou a este veterano cavaleiro para que pudesse demonstrar tudo aquilo que leva dentro, fica a boa vontade da sua participação e disponibilidade inquestionáveis.
Manuel Telles Bastos, veio com vontade de triunfo e desenhou uma lide muito agradável a um toiro de São Marcos; sempre muito comunicativo com o público levou a lide até ao limite colocando ferros suplementares por vontade própria e outros a pedido do público que resultaram em pleno, um cavaleiro com temple e categoria que deixa óptimo aroma por onde passa; um Telles…
José Luís Gonçalves pinta faena com arte e toreria como sabe, pena foi a pouca força do Ortigão senão a coisa tinha levantado voo a sério, a classe do astado permitiu ainda bom inicio por derechazos com viagem como mandam as regras de tábuas até aos médios, naturais com classe, cruzando-se sempre com entrega e saber, ficamos felizes por ter adiado a sua despedida, ainda tem muito para dar á festa.
Esperava-mos mais de Manuel Lupi; um cavaleiro que quer ser figura, e que como ele, sabemos que tem categoria e saber para isso tem que ser sempre muito mais do que regular.
Por vezes questionamo-nos: como é que a certos toureiros lhe são dadas tão poucas oportunidades, por outras temos a certeza de tal facto; foi o que constatá-mos hoje de Ambel Posada; Tati, como é carinhosamente tratado pelos Amigos é um toureiro de Dinastia, iniciada por Curro Posada em 1913 em Pamplona, sabemos que esta temporada praticamente não tem toureado, sabemos que foi novilheiro “puntero” pisou nesta condição todas as praças mais importantes de Espanha e triunfou em muitas delas, mas achamos que não vai ser fácil apanhar o comboio das figuras, para se ser toureiro é preciso mais.
Mateus Prieto, mais uma vez mostrou maneiras, com a lição bem estudada e um à vontade pouco comum para um amador, mas próprio de quem está seguro daquilo que faz e sobretudo daquilo que quer alcançar; apenas um violino não resultou, mas que prontamente emendou com nota elevada, rematando a lide com um palmo e debaixo fortes e merecidos aplausos.
A Praça José Varela Crujo em Beja terminará o ano do seu Centenario com um evento da mesma natureza, solidadriedade, de muitos que ao longo da história ali se realizaram e que chegaram por largos periodos a ser "data certa" e aguardada anualmente.
Assim as portas abrir-se-ão no dia 10 de Outubro para um Festival em que os intervenientes actuam graciosamente e cuja receita reverte integralmente a favor da Cercibeja.
As reses pertencem a várias ganadarias da região (Lampreia, Brito Paes, Condessa Sobral, Santiago e S. Martinho) e serão lidadas por Francisco Núncio, Marco José, Filipe Gonçalves, Joana Andrade, Mateus Prieto e Francisco Zenkl.
Um dos atractivos do cartel reside no facto de Antigos e Actuais elementos do GFA Beja, partilharem a tarde de pegas e assim se consuma na arena a ligação entre os fundadores e continuadores da primeira fase do Grupo e os jovens que o reactivaram 20 anos depois. Quem sabe se teremos oportunidade de ver uma "gracinha" a muitos que nos entusiasmaram, com os seus feitos, em outros tempos.
Ajudarmos a Cercibeja será a melhor motivação para acorrer dia 10 de Outubro à Praça José Varela Crujo em Beja. Preços populares e em venda geral sem diferentes ou partidas tabelas é outra promessa da organização.
Muitas são as localidades portuguesas que não possuem praça de touros fixa, então para colmatar essa falta, recorrem às praças de touros portáteis para completarem as suas festas de verão com um festejo taurino. Foi o que aconteceu a São Bento do Cortiço, uma localidade do concelho de Estremoz, que recebeu no passado Domingo, 20 de Setembro, um festival taurino.
O publico alentejano, preencheu mais de meia casa, numa tarde solarenga e que contava com a presença de Joaquim Bastinhas, Francisco Cortes, Vasco Taborda Jr, Marcos Tenório e o amador Mateus Prieto, bem como, os Forcados Amadores de Monforte e Académicos de Elvas. Anunciavam-se cinco novilhos/touros de Marques da Graciosa, que foram substituídos por três Cunhal Patrício, um Marques da Graciosa e um de José Dias.
Abriu a tarde Joaquim Bastinhas, que realizou uma lide agradável, mas sem a alegria que lhe é característica, ainda assim, presenteou os presentes com bons momentos. No entanto não cedeu ao pedido do público, de cravar o par de bandarilhas a duas mãos.
Seguiu-se Francisco Cortes, que voltou a estar em grande plano. Concretizou uma lide com irreverência e conexão com o público. Cravou ferros emotivos a quiebro, que fizeram soar fortes ovação. Saiu assim em plano de triunfo de São Bento do Cortiço.
Vasco Taborda Jr, regressou às arenas pelo menos por um dia para matar o “bichinho” e surpreendeu, conseguiu dar a volta a um touro reservado e mostrou assim, que quem sabe nunca esquece.
Marcos Tenório, teve de porfiar para sacar alguma coisa ao hastado que tinha pela frente, pois logo cedo se fechou em tábuas. Marcos entendeu e a cesgo deixou a ferragem da ordem, numa lide que veio de menos a mais.
Completava o cartel o amador Mateus Prieto, que surpreendeu aqueles que ainda não o tinha visto actuar. Andou desembaraçado, com sentido de lide e será certamente um nome a ter em conta.
No que diz respeito ás pegas a tarde foi fácil, com as cinco pegas a serem concretizadas ao primeiro intento. Pelos de Monforte foram caras Pedro Neves e Ricardo. Já pelos Académicos de Elvas, pegaram João Sequeira e Gonçalo Machado. O novilho lidado por Prieto, foi pegado num misto dos dois grupos, tendo ido para cara Gonçalo Costa dos Amadores de Monforte.
A localidade alentejana de Vila Boim (Elvas), receberá no dia 4 de Outubro, pelas 16 horas, um festival de beneficência a favor da Associação Assistência de Vila Boim.
Em praça estarão os cavaleiros José Luis Sommer D'Andrade, Manuel Telles Bastos, Manuel Lupi e o amador Mateus Prieto.
Nas lides a pé, actuarão os matadores António Ferrera e Ambel Posada, bem como o bezerrista Posada de Maravilhas.
Nesta tarde lidar-se-ão novilhos gentilmente cedidos pelas ganadarias de Samuel Lupi, Sommer D'Andrade, Conde Cabral, Ortigão Costa, São Marcos, Francisco Luis Caldeira e Canas Vigouroux.
As pegas estarão a cargo dos Amadores de Évora, capitaneados por Bernardo Patinhas.
|
Apresentamos aqui um registo fotográfico do repórter “Tobrantes”, que ilustra bem a qualidade do jovem Mateus Prieto, que este ano começa a mostrar-se à aficion e que é já uma promessa para o toureio a cavalo.
Este ano Mateus Prieto terá a oportunidade de tourear na mais carismática e antiga corrida de toiros realizada em Portugal, o 15 de Agosto nas Caldas da Rainha.
Com um fortíssimo cartel e com todo o mediatismo envolvente pois será a corrida LUX, o jovem Mateus Prieto, poderá dar aqui um salto em frente para a sua promissora carreira.
No passado sábado em Alcochete, na Garraiada dos Forcados da terra, o jovem Mateus Prieto obteve mais um triunfo, continuando a série de boas actuações. Bem montado, moralizado pelos recentes êxitos, Mateus esteve em plano superior, culminando a lide com um excelente violino e um ferro de palmo. |
Na noite anterior, na Garraiada Académica do Ribatejo, realizada na praça do Cartaxo, não teve sorte com a rês que lhe tocou, no entanto conseguiu chegar ao público com muita facilidade (característica que este jovem tem) cumprindo a ferragem da ordem de forma meritória. Aguarda-se com expectativa, a próxima actuação, domingo 28 de Junho, no Cano, onde lidará um novilho de Francisco Luis Caldeira.
Seguiu-se Mateus Prieto, jovem cavaleiro muito promissor que mesmo depois de ter tido em sorte uma vaca bastante pequena e que se adiantava uma barbaridade ao cavalo, o jovem não desanimou e sacou-lhe a lide possível, chegando com enorme facilidade ao público e mostrando um enorme desembaraço.
|
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete vai realizar no próximo dia 20 de Junho, pelas 22 horas na Praça de Toiros de Alcochete a II Garraiada da Juventude Aficionada de Alcochete, integrada nas Festas de S. João Batista.
Numa altura que muito se fala da continuação da “nossa” festa, pretende-se levar a cabo, um espectáculo dedicado à juventude de forma a incentivar e estimular a relação dos jovens com a tauromaquia e em especialmente com as tradições do Concelho e País.
Este espectáculo contará com a presença de quatro cavaleiros amadores, Cristina Marques, Pedrito do Oeste, Mateus Prieto e Miguel Pagamim Tavares que lidarão quatro magníficas reses da Sociedade Agrícola de Rio Frio, e será abrilhantado pela magnífica Charanga da Banda de Alcochete.
As pegas estarão a cargo do Grupo do Futuro dos Forcados Amadores de Alcochete.
|
No próximo dia 19 de Junho, pelas 21h45, a Praça de Toiros do Cartaxo vai uma vez mais abrir as suas portas desta vez inserida nas festas da cidade com uma iniciativa inédita, a Primeira Grandiosa Garraida Académica do Ribatejo. Será um grandioso espectáculo onde a tauromaquia uma vez mais é festa.
A cavalo João Domingues, Mateus Prieto, António Soller Garcia e Manuel Mesquitella que fará a sua apresentação em público, a pé João Carreira. Para as pegas das 5 imponentes vacas, estará em praça o Grupo da Agrária de Santarém e o Grupo do Liceu Sá da Bandeira.
|
Numa altura em que a Festa dos Toiros sofre algumas investidas dos “contra” em algumas localidades, Évora mostrou precisamente o contrário e retomou a tradição da Garraiada Académica.
Estas garraiadas sempre foram sinónimo de festa, irreverência e alguma informalidade; logo, o local certo para aqueles que se querem iniciar na arte do toureio darem os primeiros passos de forma mais “aliviada” e descontraída.
|
A Tertúlia Tauromáquica N.ª Sr.ª do Carmo em Sousel, irá levar a efeito no próximo dia 28 de Junho o seu segundo festival taurino desta vez na Freguesia de Cano, no concelho de Sousel.
Neste festival actuarão os cavaleiros Marco José, Marcelo Mendes, Alda Maria, Mateus Prieto e ainda Manuel Comba, que fará assim o seu debute nas arenas.
Nesta tarde lidar-se-ão novilhos Francisco Luís Caldeira que serão pegados pelos Amadores de Montijo e Aposento do Alandroal.
Neste dia os preços serão os seguintes: 5,00 Reformados, 10,00 Sol, 15,00 Sombra e os Jovens até 12 anos grátis desde que acompanhados por um adulto.
|
12/5/2009 - 09H43
Toiros & Cultura apodera
Mateus Prieto
A Toiros&Cultura, na sua missão de apoio e icentivo aos novos valores da Tauromaquia nacional, decidiu apostar no jovem Mateus Prieto de 17 anos de idade. É natural de Benfica do Ribatejo e fez a sua apresentação em público, como cavaleiro amador, no dia 21 de Junho de 2008 na praça de toiros de Alcochete.
A responsabilidade directa do apoderamanto é de Bernardo Mesquitella.
Mateus actua em Maio, no dia 22 na Chamusca e 23 em Évora. Tem agendadas, entre outras, actuações em Alcochete a 19 de Junho e a 4 de Julho na Palha Blanco.